Para os mais aventureiros o MoNa é um paraíso, pois possui mais de 150 vias de escalada. O Pão de Açúcar é, provavelmente, a montanha mais escalada do Brasil. Além das escaladas nas diferentes faces dos Morros da Urca e do Pão de Açúcar, existem escaladas esportivas em diversas falésias e blocos, a prática de boulder.

 

Vale lembrar que a escalada é um esporte de risco, de inteira responsabilidade dos participantes e, para ser feito com segurança, deve-se utilizar equipamentos adequados e ter conhecimento sobre a atividade. Caso o visitante não possua habilidades para escalar, deve contratar um instrutor de escalada ou guia de montanha profissional certificado através do site www.aguiperj.org.br

 

A Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro ( FEMERJ) oferece mais informações e orientações através do site http://www.femerj.org/.

ATENÇÃO!

Não é permitida a prática comercial do rapel no MoNa Pão de Açúcar. Portanto, é importante a prática consciente dessa atividade, que deverá seguir as recomendações estabelecidas pela FEMERJ.

O Costão do Pão de Açúcar é a via por onde a montanha foi escalada pela primeira vez em 1817. Se inicia ao final da Pista Cláudio Coutinho (aberta diariamente entre 6 e 18h - horário de verão até às 19h) por uma trilha, passa por costões expostos, e possui trecho vertical de escalada (graduado em terceiro grau) e termina novamente em trilha. Totalizando aproximadamente 900 metros de extensão.

 

A subida do Costão do Pão de Açúcar requer experiência, técnica e equipamento adequado ou o acompanhamento de um guia de escalada certificado pela AGUIPERJ.

 

Acidentes sérios já ocorreram com pessoas tentando subir sem corda, inclusive fatais. Não se arrisque!

 

Realize a escalada do Costão em um pequeno grupo (até 8 pessoas), pense na sua segurança e no mínimo impacto ambiental!

 

Se você encontrou dificuldade em compreender as informações acima, não escale em uma área natural sem profissional capacitado.

Escalada

Escalada

© 2018 por Câmara Técnica de Comunicação do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca

Visite o MoNa:

Urca, Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ

22291-060