Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC

Consulte aqui o Plano de Manejo do MoNa na íntegra através

do site da Prefeitura do Rio

 

Delimitação
Mostrar Mais

Delimitação e Plano de Manejo

Ações do Plano de Manejo

Delimitação e Plano de Manejo

Ações do Plano de Manejo

Cerca de 38 mil m² onde estão inseridos dois espaços queridos pelos cariocas e visitantes da cidade, a Pista Claudio Coutinho e a Trilha do Morro da Urca, foram recuperados a partir de um Termo de Adoção, firmado em julho de 2014 entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), a Fundação Parques e Jardins (FPJ) e o Bondinho do Pão de Açúcar.

A Trilha do Morro da Urca, uma das mais frequentadas do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveu um processo de degradação ambiental em função da falta de manejo. Para recuperação ambiental do local, foram realizadas intervenções específicas, considerando aspectos de drenagem, enrijecimento do solo, fechamento de atalhos e plantio de espécies nativas.

Com as ações, a trilha passou por melhorias visíveis ao longo de sua extensão. Toda a flora que margeia o trajeto foi recuperada e logo no início, foi instalado um ponto de apoio à visitação, além de sinalização ecológica educativa, um mirante para a contemplação da Baía de Guanabara, decks e passarelas de madeira. 

Já a Pista Claudio Coutinho, frequentada por mais de 10 mil visitantes por fim de semana, recebeu novos guarda-corpos e os antigos foram totalmente recuperados. A sinalização ao longo da Pista foi outro ponto de destaque do projeto e ganhou conteúdo educativo, bilíngue, despertando no visitante a consciência sobre a importância da conservação ambiental. Pequenos largos ao longo da via foram recuperados e ganharam bancos novos.

Para a recuperação da biodiversidade nas áreas adotadas, foi executado inventário florestal, com a identificação das principais Espécies Exóticas Invasoras (EEI) da flora, como por exemplo, a jaqueira e a leucena, que causam grande desequilíbrio ambiental, ameaçando as espécies nativas. Ao todo, estão sendo plantadas mais de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para substituir as EEI que serão retiradas. Toda essa operação será realizada em seis anos, evitando causar prejuízo na oferta de alimento e abrigo para a fauna e o sombreamento da Pista Claudio Coutinho.

Todos os projetos realizados nesta Adoção para melhorias no MoNa foram elaborados pelo Bondinho do Pão de Açúcar e submetidos à análise e aprovação da Secretaria de Meio Ambiente, Fundação Parques e Jardins e no Conselho Consultivo do MoNa.

Veja o Relatório Fotográfico completo da revitalização da Trilha do Morro da Urca aqui:

© 2018 por Câmara Técnica de Comunicação do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca

Visite o MoNa:

Urca, Praia Vermelha, Rio de Janeiro - RJ

22291-060