Trilha do Morro da Urca

A trilha do Morro da Urca é uma das mais frequentadas de todo o Estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 900 metros de extensão, que liga a Pista Cláudio Coutinho até o topo do morro, onde estão a 2ª e a 3ª estações do teleférico do Pão de Açúcar. É uma trilha fácil, sendo possível atingir o cume com uma caminhada de 20 a 40 minutos. O portão de acesso ao Morro da Urca está aberto diariamente das 9h às 17h.

Trilha Transcarioca

A Trilha Transcarioca é uma trilha de longo curso com extensão aproximada de 180km e foi idealizada inicialmente em 1998 por Pedro da Cunha Menezes, então Assessor Especial de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio.

 

O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas transformou essa ideia em um projeto e em 2017 a Trilha foi reconhecida pela Prefeitura do Rio através do Decreto nº 43.272.

 

Entre Barra de Guaratiba e o Morro da Urca, a Trilha atravessa seis unidades de conservação na cidade do Rio de Janeiro e conectando o conjunto de trilhas já existentes, oferecendo um novo circuito turístico, que percorre os principais atrativos naturais, paisagísticos e culturais da cidade maravilhosa com belíssimas praias, restingas, manguezais e costões rochosos, além de uma sucessão de ruínas com grande importância histórico-cultural. 

 

A Trilha Transcarioca promove a divulgação e a visitação nas Unidades de Conservação abrangidas e também estimula a recuperação e a conservação dos corredores ecológicos entre elas.

 

Mais informações: www.trilhatranscarioca.com.br

Crédito: Beto Felício

Trilhas

Trilhas